Fashion Rio: resumão

Do mesmo jeito que resumi as principais tendências da SPFW, hoje faço uma síntese do que apareceu nas passarelas do Fashion Rio na semana passada. As propostas de moda pro outono/inverno 2014 mostradas na semana de moda do Rio de Janeiro podem ser consideradas renovadoras, depois de algumas temporadas sem muita “revolução” nas passarelas.

Ombros arredondados: segurando mangas mais amplas e redondas, os ombros despencaram nas passarelas da Espaço Fashion, Second Floor, Alessa, Coven, Ausländer e Filhas de Gaia.

ombros arredondados na Coven (foto de Charles Naseh).

Transparências: os tecidos transparentes insistem em aparecer em peças de muitas marcas, como Herchcovitch, Filhas de Gaia, TNG, Ausländer e Victor Dzenk, enfrentando o inverno com bastante força.

transparência na TNG (foto de Charles Naseh).

Prateado: assim como mostrado na SPFW, o prata se confirmou nas passarelas do Rio como a cor metalizada do outono/inverno 2014, mostrado nas passarelas de marcas  como Patrícia Vieira e Sacada.

prateado na Patrícia Vieira (foto de Charles Naseh).

Jeans: a força do jeans no Brasil foi pras passarelas do Fashion Rio, presente em muitas coleções. Na Oh, Boy!, era azul clarinho; na Sacada, escuro e bordado; em jacquard na Second Floor; na TNG, com tons acinzentados; e, no Herchcovitch, além do patchwork, o jeans tem tecido que estimula a circulação.

o jeans escuro e bordado da Sacada (foto de Charles Naseh).

Neoprene: Second Floor, R.Groove, Alessa e Espaço Fashion trouxeram o material esportivo para as passarelas.

neoprene na R.Groove (foto de Charles Naseh)

Saias: nas passarelas da Sacada, Andrea Marques, Coven, Espaço Fashion, Iódice, Herchcovitch, Second Floor, Oh, Boy!, muita variedade nos modelos, tanto nas peças únicas quanto nas saias dos vestidos. Micro, minis, midis (no joelho, ou pouco abaixo dele), longas; com pregas, plissados, godês ou justas com fendas enormes.

saia longa (musa!) com um leve godê na Andrea Marques (foto de Charles Naseh).

Calças amplas e curtas: esse modelo de calça competiu com os modelos skinnies nas passarelas do Fashion Rio, aparecendo em coleções de Andrea Marques, Coca Cola Jeans, Second Floor, Coven, Espaço Fashion, e Oh, Boy!.

calça ampla na Second Floor (foto de Charles Naseh)

Túnicas e tops: acompanhando saias leves de todos os comprimentos, ou calças transparentes, ou bermudas, as túnicas e os tops apareceram em quase todas as coleções, com linhas simples ou mangas arredondadas. De acordo com as passarelas de Sacada, Andrea Marques, Filhas de Gaia, Alessa, e Oh, Boy!, essas peças podem ser em moletons, tricôs, neoprene, veludo, ou tecidos preciosos. 

túnica com transparência na Iódice (foto de Charles Naseh).

E, do mesmo jeito que elegi um desfile favorito na SPFW, teve um desfile em especial que chamou a minha atenção no Fashion Rio: a Oh, Boy! que, com certeza, fez uma das coleções mais comerciais apresentadas nessa edição do Fashion Rio. Misturando o pós-punk com o balé russo, o resultado foi uma coleção jovem que privilegiou as sobreposições, dando sentido às peças mais quentes da estação, como os moletons sofisticados, as jaquetas jeans decoradas, e os jumpers de tricô em cropimento cropped.

foto de Charles Naseh

essas plumas nesse shape me fez lembrar os meus tempos de balé! adorei!

foto de Charles Naseh

foto de Charles Naseh

apaixonada por esse tom de vermelho

foto de Charles Naseh

quero esse look todo! (x

foto de Charles Naseh

jardineira incrivelmente linda!

foto de Charles Naseh

foto de Charles Naseh

desejando esse look inteirinho *.*

Mas, como o Fashion Rio acontece ali ~do outro lado da poça~ e tem no seu line up muitas das marcas que habitam o meu armário, não dá pra não dar menção honrosa pra Espaço Fashion e pra Ausländer.

A Ausländer – que tem roupitchas muito bacanas pra meninos e meninas – fez uma coleção minimalista, marcada pelo preto e branco – vedete de 2013 que continuará forte em 2014 – e estamparia em verde, inspirada por uma experiência futurista. As silhuetas são ajustadas ao corpo, com sobreposições de cortes amplos. Os acessórios tinham correntes grossas, e pedras que poderiam ter vindo de outro planeta.

foto de Charles Naseh

foto de Charles Naseh

foto de Charles Naseh

Já a Espaço Fashion, minha marca queridinha que sobressai no meu armário, inspirou-se nos mais diversos itens da Casa pra compor a coleção da marca jovem. Tomadas, molhos de chaves, e plugs de computadores apareceram na estamparia das peças que, em geral, tinham formas curtas e esportivas, com túnicas, coletes, calças largas, jaquetas, e vestidos midi.

foto de Charles Nasehfoto de Charles Naseh

foto de Charles Naseh

já tô sonhando com essa saia no meu armário!

foto de Charles Naseh

e com essa calça também xD

foto de Charles Naseh

Queria ter dado um pulo lá no Píer Mauá pra conferir tudo de perto, mas o tempo ruim que fez em Niterói e no Rio durante a semana quase inteira, combinado ao trânsito caótico que toma conta da cidade desde o fechamento da Perimetral, tornou essa missão verdadeiramente impossível. Vamos ver se rola pras temporadas de desfile do ano que vem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s