Músicas de animes/tokusatsu

Há não muito tempo fui numa festa numa das boates alternativas do Rio que tinha como mote o “mundo nerd”. Sou meio cético a esse tipo de “balada”, mas fui ver qual era. Foi uma bosta.

Mas como se pode tirar algo de bom de tudo, a noite surpreendeu no momento em que o DJ tocou música dos animes tokusatsus da minha infância. Foi, sem dúvidas, o momento alto da festa, já que todos os poucos presentes piraram nas músicas que eram tocadas. Um climão de nostalgia absurdo.

Sem mais delongas, vai aqui a minha lista das melhores músicas desse pequeno Japão no coração de toda criança dos anos ’90.

10 – Cavaleiros do Zodíaco – 1a abertura

Cavaleiros do Zodíaco está para os anime no Brasil como o Nirvana está para o Grunge no mundo: depois que você passa dos 15 anos, você vê que não é mais tão legal, mas foi graças a ele que você conheceu o restante.

E já que o que apela aqui é abrir o mercado, nada melhor que a primeira abertura, lá da época dourada de TV Manchete.

9 – Jaspion – Abertura

C’mon boy!

O japonês do cabelo black-power! Jaspion foi um dos pioneiros do tokusatsu no Brasil, estreando na TV Manchete (sempre ela) em 1988. Sua popularidade foi tamanha que por vezes conseguia superar a audiência de concorrentes de peso, como a Rede Globo.

Tão famosa quanto a abertura era a música do robô gigante de Jaspion, o Daileon, mais conhecido aqui no Brasil pela paródia do “cara tussiu”.

8 – Jiraya – Abertura

Esse era, de longe, o meu tokusatsu preferido. E também o detentor da abertura mais tosca de nossa humilde lista. A cena do vidro de plástico quebrando enquanto nosso ninja o atravessa está nos anais da televisão brasileira.

7 – Sakura – Abertura

Sakura foi um caso raro de desenho destinado ao público feminino que agradou e muito o público masculino. Cheguei a essa conclusão já na faculdade, numa roda de amigos, ao soltar o nome do desenho na roda e ouvir um sonoro: porra, Sakura era foda!

Particularmente prefiro a abertura original, mas o “quero seu calor!” da versão tupiniquim me ganha e garante o sétimo lugar.

6 – Samurai X – Abertura

A única abertura de anime da lista que está na língua original. E não importa. Samurai X era foda e ponto.

5 – Dragon Ball GT – Abertura

A saga final de Goku não teve tanto apelo quanto a série Z, mas possui, na minha humilde opinião, a música mais bonita da série. Tanto é que foi tema de casamentos por aí afora.

4 – Cavaleiros do Zodíaco – 2a abertura

Novamente, Cavaleiros do Zodíaco.

Apesar da relevância da primeira abertura, sem dúvidas foi na re-estréia do desenho que se firmou o que foi o desenho pro Brasil, em 2003.

Como eu disse, o desenho, no fundo, não era lá grandes coisas, mas a espera desde o fechamento da Manchete até a versão do Cartoon Network foi tanta, que vê-lo na TV foi uma catarse. E a abertura na voz do Edu Falaschi fez vale a demora.

3 – Pokémon – 1a abertura

Depois de CdZ, o maior fenômeno japonês no Brasil. O responsável pela venda de Gameboys como água a partir de 1998. Um dos melhores RPGs já feitos pra videogame e, sem dúvidas, um dos desenhos mais divertidos da geração ’90.

Como tudo que vem do Japão, o bom senso faltou na hora de dar um fim a história e o surgimento de mais centenas de pokémons ao longo dos anos tirou o brilho da franquia, mas jamais a apagou.

2 – Yu Yu Hakusho – 1a Abertura

Aqui vai uma escolha totalmente passional, pois se trata do meu desenho preferido de todos os tempos.

Yu Yu Hakusho marcou época como um dos melhores desenhos japoneses a desembarcar no Brasil. Não teve nem de longe o mesmo hype que outros tiveram, mas apresentava personagens cativantes e vilões excepcionais – ou alguém não acha o Toguro o melhor vilão de anime?

1 – Dragon Ball Z – 1a abertura

O maior anime já feito. Isso resume Dragon Ball Z.

Apesar da minha preferência por Yu Yu Hakusho, reconheço que Dragon Ball Z foi um marco no Brasil. Referência para jovens de 20 a 30 anos até hoje, a saga do Super Sayajin Goku é um dos mitos mais poderosos da cultura pop atual. E com todo mérito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s