tech: P$4 no Brasil

Nessa última semana, não se falou em outra coisa: o elevado preço do PlayStation 4 no Brasil causou furor entre potenciais consumidores, chocados por saberem que o novo console da Sony custará R$3.999,00.

Quando a Sony lançou o PlayStation 3, o console era visto como uma máquina quase revolucionária, oferecendo uma nova experiência para os usuários, que podiam não só jogar, mas também ver fotos, navegar na internet e assistir aos discos de Blu-Ray com alta definição.

PS4DivulgacaoSony

O PlayStation 4 consegue superar o seu antecessor em alguns aspectos que prometem mudar a experiência dos usuários: com um processador melhor e um chip adicional, a Sony promete resolver as questões de otimização do console e também diminuir o tempo de processamento de tarefas de background, que tomam muito tempo no PS3. O novo PS4 terá 8GB de GDDR5 RAM, o que equivale a dezesseis vezes mais memória do que o PS3, além de gráficos capazes de tornar a experiência de uso ainda melhor. A tudo isso, soma-se um drive de Blu-Ray com velocidade até seis vezes superior ao seu antecessor, além de mais algumas outras melhorias, e a Sony criou um PS4 incrivelmente mais potente do que o PS3.

A ansiedade pra ter um PS4 já bate forte. Mas quem será capaz de desembolsar R$3.999,00 em terras tupiniquins por um novo video game?

Em entrevista ao UOL Jogos, Mark Stanley, responsável pela divisão PlayStation na América Latina, explicou porque o console vai custar tão caro por aqui. Na entrevista, é apresentado um gráfico com os custos da produção e importação do PS4 para o Brasil, reproduzido aqui:

fonte: UOL Jogos

fonte: UOL Jogos

A Sony não descarta a possibilidade de produzir o console em breve no Brasil, o que reduziria significativamente os custos, refletidos no preço final. Na verdade, a empresa diz que o processo será facilitado pelo fato de que o PS3 já é produzido no Brasil. Ainda assim, os executivos da empresa explicam que só depois de algum tempo de fabricação internacional do console é que será possível fazê-lo no Brasil.

Além disso, a empresa já deixou claro que não pretende esgotar os estoques que serão disponibilizados para venda imediata no Brasil, por conta do preço, manifestando também a sua frustração com o elevado preço final. Ao mesmo tempo, não há uma previsão para redução do preço do console no Brasil.

Há de se considerar que o preço estabelecido para venda no lançamento do PS4 do Brasil é mesmo muito alto, porém é resultado de um esforço da empresa em tornar o produto disponível para o nosso mercado ao mesmo tempo em que será lançado em outros países. Não estou dizendo que isso justifica o preço elevado do console, mas há de se considerar o esforço de oferecer o produto. Quantas vezes já reclamamos do tempo defasado entre o lançamento de um gadget no mercado internacional e da sua chegada no Brasil? Eu já perdi a conta.

PlayStation 4, DualShock 4, e a câmera PlayStation 4 Eye

PlayStation 4, DualShock 4, e a câmera PlayStation 4 Eye

Também não estou dizendo que vou comprar o PS4 no seu lançamento no Brasil. Quem me dera ter essa grana pra gastar assim! #bolsistasofre Além disso, mesmo não me faltando vontade de ter um console novo, eu comprei o PlayStationMove pro PS3 nesse ano, fico até com dó de aposentar tão rápido.

O que vocês acham disso tudo? Estão muito ansiosos pelo lançamento? Pretendem comprar o PS4 no Brasil? Ou planejam uma viagem ao exterior pra comprar o console por um preço menor? Ou simplesmente vão ignorar o lançamento da Sony e vão se apegar ao XBox?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s