sabedoria Rowling

Que eu sou fã incondicional de Harry Potter, todo mundo já sabe. Mas ser fã de Harry Potter me levou a me tornar fã da autora de Harry Potter, a Joanne Rowling, aka tia Jo.

E eu sou fã dela desde que ganhei a biografia dela, no meu aniversário de 13 anos. Foi descobrindo um pouco mais da vida da tia Jo que eu me tornei mais fã ainda dela e da série que ela escreveu. Não vou ficar aqui, agora, contando da vida dela pra vocês, mas logo logo – eu acho – vocês vão entender o porquê de tamanha admiração.

De vez em quando (ok, sempre), eu descubro alguma coisa que a tia Jo escreveu e/ou disse e que posso trazer pra minha vida.

Hoje, curiosamente, eu comecei o dia postando no instagram uma imagem contendo uma das muitas frases de sabedoria que a tia Jo escreveu em um dos livros de Harry Potter. E, agora, na minha última olhadinha na internet antes de dormir, descobri esse discurso que a tia Jo fez para a classe que se formou em Harvard no ano de 2008.

Pra quem quiser – e pra mim mesma, em futura consulta – ler o texto do discurso na íntegra, o link é este aqui. Reproduzo aqui apenas um trecho, no seu original, seguido de uma versão em português, pra que #reflitamos nesta noite de quinta feira:

So given a Time Turner, I would tell my 21-year-old self that personal happiness lies in knowing that life is not a check-list of acquisition or achievement. Your qualifications, your CV, are not your life, though you will meet many people of my age and older who confuse the two. Life is difficult, and complicated, and beyond anyone’s total control, and the humility to know that will enable you to survive its vicissitudes.

TRADUÇÃO LIVRE: Se me dessem um Vira-Tempo, eu diria ao meu eu de 21 anos que a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações. As suas qualificações, o seu currículo, não são a sua vida, embora vocês conhecerão muitas pessoas da minha idade e mais velhas que confundem as duas coisas. A vida é difícil, e complicada, e além do total controle de qualquer um, e a humildade de saber isso irá capacitar-lhes para sobreviver às suas inconstâncias.

Essa mulher, minha gente, me ensinou – e me ensina – muita coisa muito importante pra minha vida. E é incrível como eu descubro mais e mais motivos para amá-la e admirá-la em momentos cirúrgicos da minha vida.

Deixe uma resposta

