saí da África, mas a África não saiu de mim

de volta ao Brasil, eu não consigo resumir melhor o que eu estou sentindo desde que pousei aqui, na noite do último domingo.

ontem, ao me preparar pra sair de casa, não pude vestir outra coisa senão minha saia africana. pra onde eu vou, vejo África – em revistas e livros espalhados pela cidade; pra onde vou, sinto a África dentro de mim.

me resta uma saudade que eu não sei que poderia sentir. não é “só” uma saudade do meu amor que ficou lá mais um pouquinho (o “só” está entre aspas porque essa saudade por si mesma é imensa demais pra ser “só”). é uma saudade também de um jeito de viver, de um jeito de andar, de cores que eu vi, de gente com quem eu falei, de coisas que eu vivi.

uma saudade do silêncio e da paz de Harare. uma saudade da contemporaneidade misturada ao jeito antigo de Johannesburgo. uma saudade da secura quente de Gaborone. uma saudade da diversão interminável em Sun City. uma saudade de muita coisa que eu não consigo enumerar.

uma saudade imensa de carinhos intermináveis por tantos lugares onde eu estive na África.

esse interregno de Niterói tá servindo pra matar as saudades do papai e da mamãe, e pra terminar as tarefas do mestrado, antes de embarcar de novo num aeroplano. pois é… depois de amanhã, eu volto pro lugar de onde sinto mais saudade no mundo: Orlando. dizer que eu estou morrendo de saudade dos parques é um understatement imenso! é a primeira vez em muito tempo que eu passei mais de 6 meses sem ir pra lá (já que a última viagem pra lá foi em janeiro do ano passado), e eu estou feliz demais de ter mais essa oportunidade de ir pro lugar que eu amo. é bênção demais pra mim…

mas eu sei que, de agora em diante, eu levo a África em mim, pra onde quer que eu vá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s